Páginas

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

RISCO DE CÂNCER DE MAMA AUMENTA EM MULHERES OBESAS QUE ESTÃO NA MENOPAUSA

A cada ano 1,5 milhão de novos casos são diagnosticados de câncer de mama entre as mulheres no mundo inteiro. A obesidade é um dos principais fatores que colocam esse tipo de câncer como o segundo mais frequente. Mulheres obesas que atingem a menopausa têm duas vezes mais chances de desenvolver a doença.
Existe ainda um outro fator que liga o desenvolvimento do câncer de mama com a obesidade - é a inflamação. As células de gordura aumentam a produção de fatores inflamatórios, que estão diretamente relacionados com a proliferação e crescimento das células do câncer. Por estas razões, dieta equilibrada e atividade física são orientações básicas para evitar a obesidade e sobrepeso. Entre os sinais de alerta da doença estão o nódulo palpável no seio acompanhado ou não de dor mamária, alterações na pele que recobre a mama e secreção no mamilo.
 
Se você tem a partir de 40 anos e reside em Camocim, Barroquinha, Chaval, Granja ou Martinópole, faça sua mamografia sem burocracia na Policlínica de Camocim. Para isso, durante o "Outubro Rosa", o órgão não está exigindo a requisição médica para o referido exame. Dessa forma, para a mulher que mora em Camocim, o agendamento pode ser feito na Central de Regulação ou na própria Policlínica. 
 
Já as mulheres dos outros municípios citados acima, o agendamento precisa ser feito nas Centrais de Regulação de suas cidades


Nenhum comentário:

Postar um comentário