Carlos do Nascimento é o fundador da Mirtesnet, conhecida como o 'Facebook brasileiro' (Foto: Reprodução/GizmodoBR)
Muitas histórias de sucesso começam por acaso. A Mirtesnet é mais um exemplo disso. O “Facebook brasileiro”,
criado pelo publicitário Carlos Henrique do Nascimento, era uma
brincadeira, mas virou coisa bastante séria. Com cerca de, em média,
oito mil cadastros novos por dia, a página já bateu a meta de mais de
um milhão de usuários e tem como o principal objetivo se tornar a maior
rede social do país até o fim do ano.
O site,
que em muito lembra o Facebook em sua interface, foi lançado como uma
rede interna há três anos, porém se tornou público só em 2013, e vem
fazendo cada vez mais sucesso. Por conta disso, a dose de otimismo de
seu criador é bem alta. Em entrevista ao TechTudo, Carlos até destacou
que já existem pessoas com intenções maliciosas de atacar o site. Mas,
segundo ele, isso não é motivo para se abalar, pelo contrário, motiva o
aumento de investimentos e melhora da página.
“Começamos há três anos e
era só para os amigos, mas as pessoas começaram a entrar já naquela
época. Depois, reformulamos o site e lançamos mesmo para todo o público,
há uns quatro meses. Jamais imaginei que poderia chegar onde estamos
hoje. Esta evolução está tão rápida que está me assustando até agora.
Tem até hacker que está tentando invadir o site”, disse o criador do
mais novo hit da Internet brasileira.
Os responsáveis pelos
servidores do Mirtesnet talvez estejam tão (ou mais) surpresos quanto
Carlos. Segundo ele, os valores da hospedagem já aumentaram, a página
vem encontrando um ou outro problema técnico de excesso de visitas e,
com isso, o site está passando a ser cada vez mais caro de manter. Por
isso, ele já está prospectando novos parceiros e busca anunciantes para
manter a rede social online.
“Antes eu pagava só R$ 619 no
servidor. Agora está R$ 1 mil, uma coisa de louco. Tentarei arrumar uma
equipe, porque eu não tenho muito dinheiro mas já está de uma forma que
não estamos aguentando. No início, um amigo meu vendeu o carro para os
primeiros investimentos darem certo. Depois, vendi outras coisas,
contratei um amigo programador e, pagando R$ 800 mensais, ele fez o
site. Gostei, colocamos no ar para testes e, pronto, começou a se tornar
esse sucesso”, contou Carlos.
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