No contexto das Copas do Mundo, Brasil e Itália podem ser facilmente apontadas como as principais seleções da história do futebol. As duas únicas equipes a conquistar o mundial quatro ou mais vezes – Brasil ganhou cinco- possuem uma grande rivalidade. Nesta quinta-feira, essa história ganhará mais um capítulo. As duas seleções se enfrentam em amistoso, às 16h30 (de Brasília), em Genebra. Ao entrar em campo, a seleção comandada por Luís Felipe Scolari defende uma invencibilidade que dura quase 31 anos.
A última derrota da Seleção Brasileira para a Azurra foi em 5 de julho de 1982, data que nenhum fã de futebol esquece. Na ocasião, o Brasil de Telê Santana perdeu por 3 a 2 e foi eliminado da Copa do Mundo da Espanha. A equipe possuía craques como Zico, Sócrates e Falcão. Paolo Rossi foi o autor dos três gols italianos, enquanto o Brasil descontou com Sócrates e Falcão. Para a seleção verde-amarela, apenas o empate bastava.
Invencibilidade
No entanto, após a trágica eliminação para a Azurra em 82, os brasileiros não voltaram a perder para o time europeu. De lá para cá foram cinco jogos, com três vitórias brasileiras e dois empates. Em um dos empates, em outra data marcante para o torcedor, o Brasil ganhou a Copa do Mundo 1994, na disputa dos pênaltis.
O outro empate aconteceu no Torneio da França, em 1997, por 3 a 3. Uma das vitórias foi em um amistoso em Bolonha, em 1989, por 1×0. As outras duas vitórias só se repetiriam 20 anos depois, em 2009. Primeiro, em um amistoso, por 2 a 0, e posteriormente, na Copa das Confederações, por 3 a 0.
Fonte:Ceará2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário